Em Buenos Aires

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Celebrando a vida


Todo mundo fala que festa de aniversário de um ano é pros pais e não pra criança. E é mesmo! A gente quer celebrar a vida que mal começou, o ano vivido e o que está por vir. No meu caso, não faltavam motivos para comemorar. Meu filho foi o melhor e mais inesperado presente que ganhei.

Decidimos festejar em São Paulo, onde moram os avós paternos. Os meus pais também foram e mais alguns amigos muito queridos dos quatro cantos do Brasil.

Fizemos questão de uma festa pequena, sem exageros ou gastos absurdos, mas com balões, brinquedos, doces e uma decoração de coelhinhos. Tudo como ele merece. O Tomás curtiu e eu mais que ele.

A minha ideia pro convite era uma foto dele com orelhinhas de coelho, mas o papai exigiu a de viajante. Achei coerente com a vida andarilha desta família, que já se prepara para mais uma mudança. Pelo visto, a vida do Tomás ainda será de muitas andanças nos próximos anos.

O primeiro ano de vida do meu filho trouxe mais que alegrias, também reflexões e lembranças. Lembro do dia que ele nasceu como se fosse ontem. Do começo das contrações no restaurante (esperei todo mundo terminar de almoçar pra contar), de arrumar o cabelo antes de ir pro hospital, do carinho da família e da equipe na sala de parto, das horas tentando ter parto normal (o que não consegui, uma frustração que talvez valha um outro post).

O mais inesquecível mesmo foi o momento em que vi o Tomás pela primeira vez. Aquele sentimento nunca vou esquecer. Acho que é até por isso que algumas pessoas criam coragem de ter mais filhos, só pra ter aquela sensação do primeiro encontro de novo.

E depois que nasce, como a vida muda. Não só pelas noites acordadas, trocas de fraldas e mamadas. É a nossa forma de ver a vida que se transforma. O dia rende (parece ter 50 horas), a serenidade aparece nos momentos que menos se espera e a gente aprende, ou pelo menos, tenta dar a cada coisa o valor que elas realmente tem.

O meu dia-a-dia se tornou muito mais complexo. Não são raras as vezes em que sinto falta daquela minha vida livre, de tomar uma cerveja depois do trabalho, voltar pra casa na hora que dá vontade. Mas a recompensa da privação é o sorriso. E o amor incondicional.

A principal lição é viver cada dia intensamente, porque passa muito rápido. Parece que foi ontem e o Tomás já tem um ano.

2 comentários:

  1. q lindo irmã!!!!
    adorei!!!
    meu sobrinho é maravilhoso mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Irmã, querida, que lindo! Agora, quando penso na chance de ser mãe, penso em vc e na Eli, que se desdobram e adoram tudo o que fazem por esses pequenos. O Tomás foi uma surpresa para todos nós, vc sabe disso, mas uma grata surpresa. Ele está lindo demais e merece toda a comemoração. Não sabia da dica do César, da roupa de viajante. Diz pra ele que eu ADOOOOREIIIII. Não poderia ser outra. Bjos

    ResponderExcluir