Em Buenos Aires

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bicho é cucu


Decidi que o dia das mães não seria meu, mas do Tomás. Afinal, ele é o "culpado" por eu ser mãe. E confesso outro motivo: é cada vez mais difícil fazer programas de adulto (como restaurante, exposição, etc) com ele.

Então, a escolha do domingo foi uma visista ao zoológico, depois de um almoço rapidíssimo no shopping pra ele não cansar.

O Tomás ficou encantado com os bichos. Vimos rinoceronte, elefante, girafa, macaco, etc Mas acho que o que mais chamou a atenção foram as araras. Na hora que as viu cantando (arara canta?) e voando, falou: "é cucu, mamã". E eu contei ao César que o Tomás estava chamando pássaro de cucu.

Depois notei que ele começou a chamar outros bichos de cucu também. Já em casa, quando fui colocá-lo pra dormir, ele pegou o tigrinho de pelúcio no berço (é o amiguinho do sono, que dorme com ele), segurou e continuou falando cucu. Hoje pela manhã, ficou me mostrando bichinhos em um livro e repetindo cucu. Entendi que cucu é bicho.

Não sei se  ouviu o som de algum bicho ou se foi alguma coisa que falei e ele entendeu cucu. Talvez. Mas é interessante e até engraçado a construção da linguagem. É uma lógica que já perdemos, de dar nome as coisas e tentar comunicar com poucas palavras. Por exemplo, pra ele, nenê é criança, mas também é um monte de coisa que ele gosta, como chupeta e brinquedo. Agora, mamã é mamãe e fim de papo.

O dia foi todo dedicado ao Tomás e valeu a pena. Ontem nem li jornal e juro que também não reclamei disto. Mas terminei o dia chorando. Quando fui dar a última mamadeira da noite, caiu a ficha que em muito pouco tempo, ele não vai mais precisar de mim pra comer, tomar banho, trocar fralda. Não vai querer nem saber de dormir na minha cama. Um dia, provavelmente, eu vou ficar torcendo pra que ele me faça pelo menos uma visita no final de semana. E chorei. Coisa de mãe. Logo eu que sempre achei engraçado as mães da minha família serem tão choronas, fiquei assim. Mãe é mesmo tudo igual!

7 comentários:

  1. Tomás é um fofo! Adorei o dia das mães "dele" ;)

    ResponderExcluir
  2. Pais também são chorões, não se engane. Fiquei marejado ao ler seu texto. Um misto de saudade da amiga, com as angústias de ter um filho de 6 (quase sete) que já não precisa tanto de mim quanto eu gostaria. Enfim....C'est la vie! Um grande beijo e feliz dia do Tomás!!!

    Marco

    ResponderExcluir
  3. Marina, parabéns pelo Dia das Mães!
    Muito legal o seu blog. Mais legal ainda é ver como a vida dá voltas. Quando trabalhávamos juntas, nunca te imaginei escrevendo posts tão lindos sobre o desenvolvimento do seu filhote. Acho que agora temos mais coisas em comum que antes, não acha?!?!? Obrigada pelo carinho e felicidades para a sua família.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Marina,

    Tenho clara na lembrança a primeira vez que conversamos, lá na UnB no anfiteatro que tínhamos nossas aulas da pós.
    Saudade daquele 2005/2006.
    Não imaginei que você se trans formaria nessa mãezinha linda, carinhosa, envolvida e...chorona.
    Adoro ler seus posts sobre o Tomás, que aliás é um fofo.
    Ser mãe é bom demais, né?
    Beijo,
    Sol

    ResponderExcluir
  5. Amiga, mas essa visita será só daqui uns 30 anos... fica tranquila!!! Vai demorar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Beijos

    ResponderExcluir
  6. É de chorar mesmo! Antes dos filhos saírem de casa, ainda na pré-adolescência, começam a se distanciar dos pais. Não querem mais beijos demorados porque " é o maior mico"! Passam a querer liberdade sem a total responsabilidade para tal. Não é fácil, não, amiga. Mas, mãe dá um jeitinho!
    Bjs, Fernanda Moura

    ResponderExcluir
  7. vi uma propapaganda, acho q do boticário, q diz q quando nasce um bebê, nasce junto uma mãe. Super lógico, óbvio e intrigante, como gostam os publicitários.
    Isso até parece aqlas histórias para crianças. O dia foi todo pro Tomás, mas antes de dormir veio a moral da história: cai a ficha de q toda essa infância é efêmera...
    bjus mamãe,
    e coragem!

    ResponderExcluir