Em Buenos Aires

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sem culpa, sem drama, sem radicalismo...


Amamentar é ótimo e todo mundo está cansado de saber que o leite materno é o melhor. Mas nem todas as mulheres produzem quantidade de leite suficiente para amamentar o bebê. E não adianta dizer que quanto mais o bebê mamar, mais leite vai ter. Não foi assim comigo e nem com outras mães que conheço.

Por isso resolvi escrever sobre o assunto, já que o mundo está cheio de radicais da amamentação para encher as mães de culpa.

Na consulta de um mês do Tomás, descobri que ele estava ganhando menos peso do que deveria, apesar de mamar o tempo todo. Sim, eu dava de mamar pela manhã, à tarde, à noite e de madrugada, sem parar. Já estava ficando exausta e achando que ele era muito guloso. Na verdade, o leite era pouco.

Fiquei arrasada. Não me culpei por ter leite insuficiente, mas por saber que tinha deixado meu filho com fome. Depois passou. Conversei com outras mães e descobri que não fui a única e que é exatamente a pressão da amamentação exclusiva que faz com que muitas tenham problemas.

A pediatra orientou complementar com leite em pó e em uma semana ele recuperou o ganho de peso. Continuo dando o peito incansavelmente. Principalmente, porque as fórmulas causam prisão de ventre (agora acho que encontrei uma que causa menos problema) Mas às vezes depois da mamada ele fica irritado e só acalma com a mamadeira. Paciência!

3 comentários:

  1. kakakakaka
    agora q eu vi o dedinho. menino sapeca!!

    ResponderExcluir
  2. O minha amiga, passei pelo mesmo problema, nao tinha leite suficiente! Mesmo assim amamentei ate 2 meses e meio, mas sempre complementando. Uma coisa que fiz foi tirar o peito de madrugada para ter leite pela manha. Me sacrificava horas e horas na madrugada, e qdo chegava de manha nao tinha leite nenhum e ainda estava EXAUSTA!! É vivendo e aprendendo com esses bebes!! O Tomas ta um fofo!!!! Quero conhecer!!!
    Bjao,
    Lorena

    ResponderExcluir
  3. Queridona, tão bom ter vc escrevendo este blog... Assim, qdo eu encarar meus pimpolhos no futuro posso recorrer ao seu blog!!!!
    Tô adorando!!! Bjocas
    Bini

    ResponderExcluir