Em Buenos Aires

sexta-feira, 22 de março de 2013

Sem fralda e com muita atitude

Como sempre, quem decide é ele. Quando eu penso em ir, o Tomás já está voltando. E assim foi com a fralda.

No ano passado, comecei a incentivá-lo a usar ao banheiro, deixá-lo mais tempo em casa sem fralda. Ele estava quase chegando lá, mas a gente viajou de férias, depois de recesso, mudamos toda a rotina. Entre indas e vindas, foram quase dois meses fora. E na volta, ele não queria ficar sem fralda.

A minha inexperiência começou a me deixar angustiada. Sabia que era cedo, não podia forçá-lo, mas o frio estava chegando e seria muito mais complicado. Comecei tudo de novo, tentei motivá-lo com cuecas novas, livrinhos e um quadro para colar estrelinhas cada vez que fosse ao banheiro.

A estratégia funcionou, mas começaram as aulas, com sala nova, professoras e amiguinhos novos e eu achei que precisava dar um tempo, para não fazê-lo passar por mais de uma mudança de um só vez (e ele já passou por tantas!). Continuei em casa, meio como uma brincadeira e não avisei nada na escola. Até que a professora me chamou e falou: o Tomás pediu várias vezes para ir ao banheiro hoje e disse que não vai mais usar fralda.

Ele decidiu que era hora e era hora. No dia seguinte, foi pra escola sem fralda, passou o dia todo e não precisou trocar de roupa nenhuma vez. E no outro dia também e assim por diante.

Foi muito, mas muito mais fácil do que eu pensava. Se tem uma característica que é marcante na personalidade do Tomás é a decisão. Quando ele quer, quer, quando não quer, é difícil fazê-lo mudar de ideia. Dizem que os taurinos são teimosos e ele me faz acreditar nisso.

Agora decidiu que não leva mais a chupeta pra escola. Dorme lá depois do almoço sem chupeta. E olhem que ele é muito viciado na chupeta. Mas agora só para dormir e em casa. Pelo visto, também vai ser mais fácil superar esta etapa do que eu pensei. É só esperar que ele decida quando vai ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário