Em Buenos Aires

terça-feira, 31 de maio de 2011

Mãe que trabalha é mais feliz

Lembrei de uma conversa que tive, logo que voltei a trabalhar com uma amiga (que também trabalha muito, tem mais filhos que eu e um blog super legal http://www.tresoumais.blogspot.com/). E a conclusão que chegamos é que mães que trabalham são muito mais felizes. Pelo menos, na nossa opinião.

Já vi mãe sofrer, chorar, pensar em desistir de tudo na hora de voltar da licença maternidade. Eu voltei feliz da vida. Sabia que meu filho estava bem, seguro e deu um gostinho bom, depois de tanto tempo, sentir que continuei tendo uma vida só minha, com espaço pra trabalhar, bater papo com os amigos e, por que não, até tomar uma cervejinha depois do trabalho (mesmo que isso só aconteça muito de vez em quando).

É claro que mãe que trabalha se desdobra. No meu caso é assim. Acordo 5h30 (preciso dissolver um remédio, mas explico isto em um novo post sobre refluxo que estou devendo), levando as 6h. Dou mamaderia, troco fralda, roupa, deixo na creche antes das 8h e começo a trabalhar (maquiada e escovada). Ufa!!

Depois do trabalho, pego na creche e fico com ele até a hora de colocar pra dormir ou de ter que voltar pra trabalhar a noite, o que acontece com uma certa frequencia. O mais difícil é quando a hora de dormir não chega nunca, porque a febre apareceu antes.

Dá trabalho, mas quem disse que mães não tem super poderes? Quem não se desdobra ou nunca viu a própria mãe ou a dos outros se desdobrar atire a primeira pedra. (Fiz até uma matéria de dia das mães sobre essas jornadas duplas, triplas, quádruplas).

O bom é saber dividir. Ter tempo pra continuar sendo profissional, mulher, filha, amiga e tantos outros papéis que desempenhamos. E ter tempo pra criança, mas, neste caso, qualidade vale mais que quantidade.

4 comentários:

  1. Ufa, menina! É coisa demais que temos que fazer! Mas, é só sentir o cheiro da cria que a gente renova as forças. A natureza é mesmo sábia.
    Bjs,
    Fernanda Moura ( sua amiga sem perfil!)

    ResponderExcluir
  2. Bom como "a amiga que também gosta de trabalhar" concordo com tudo que vc disse, MArina. A gente é mais feliz e os filhos aprendem desde cedo a ter orgulho de mamis, a ser independente na medida do possível, claro, e também vêem o trabalho com algo positivo o que pode se decisivo quando eles crescerem e se tornarem adultos. Somos mães mais legais quando estamos realizadas! E o beijo de quando voltamos pra casa depois de um dia produtivo é sempre mais gostoso, mais longo, mais sincero!!! Bjos mamãe, e coraaaagem!!!! Rsss

    ResponderExcluir
  3. Você dá conta de tudo. Sempre foi assim e vai continuar sendo, seja onde for. Saudade

    ResponderExcluir
  4. Eu quero ser que nem vcs!!!! Mamães que ralam e cheias de coragem!!!!

    ResponderExcluir