Em Buenos Aires

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Peronismo e artes plásticas

Quadros de Carpani em exposição no Museu Evita 

Dizem na Argentina (ou melhor, a frase é do político Antonio Cafieiro) que "el peronismo da para todo". Pois esses dias, eu descobri que o peronismo também rende inspiração para as artes plásticas.

Até o final deste mês, quem vier a Buenos Aires tem a chance de conferir, no Museu Evita, a exposição do pintor peronista Ricardo Carpani. A obra do artista é inspirada principalmente na luta da classe trabalhadora. Ele chegou a pintar gratuitamente murais e cartazes para sindicatos.

Em exposição estão algumas de suas mais famosas criações, como os rostos de Eva Perón, Rodolfo Walsh e Roberto Arlt e os quadros de dançarinos de tango. Além de misturar arte e política, o artista tem um traço muito peculiar, um estilo marcado.

Outro pintor peronista - e este faz questão de se definir assim - eu descobri conversando com o escritor Daniel Guebel, que lançou recentemente "A Carne de Evita". Na obra, que mistura ficção com realidade, há um artista que realiza trabalhos por encomenda para Perón. Guebel me disse que o personagem foi inspirado em Daniel Santoro, cuja obra também é repleta de referência a Evita e à classe trabalhadora.

Pra quem tiver curiosidade, o catálogo de obras de Santoro pode ser visto na internet.

O Museu Evita também acaba de lançar um tour virtual com todo o acervo da coleção permanente. Não dá pra ver Carpani, mas dá pra sentir um gostinho do peronismo, que é tão marcante por aqui.

Também já escrevi aqui sobre os bares peronistas e recentemente uma matéria sobre os 60 anos de morte de Evita.

Um comentário:

  1. joia! gostaria de ver. Marina, estou adorando cada vez mais sua versão jornalista de cultura e cotidiano. bjo

    ResponderExcluir