Em Buenos Aires

terça-feira, 20 de março de 2012

Primárias nos Estados Unidos


Mais uma primária republicana está sendo disputada hoje. Desta vez, no estado de Ilinois – berço político do presidente Obama.

O ex-governador do Massachussetts, Mitt Romney, é o favorito para levar os votos dos delegados do estado e também o primeiro na disputa até agora. Mas a definição do adversário de Obama ainda pode demorar.

Nos Estados Unidos, a disputa por votos começa muito antes das eleições. A primeira etapa do processo eleitoral são exatamente as primárias, realizadas nos cinqüenta estados de janeiro a junho para que os partidos escolham os candidatos. É isso mesmo, o aspirante a presidente precisa ser eleito candidato.

A disputa nos partidos costuma ser quase tão acirrada quanto a própria eleição e sai vitorioso aquele que consegue obter o maior número de delegados – também escolhidos em primárias propriamente ditas ou nos caucus (prévias), que são reuniões de eleitores por distritos eleitorais para eleger delegados para as convenções dos condados, que por sua vez elegerão os delegados para as convenções estaduais, de onde sairão os delegados nacionais para as Convenções Nacionais dos partidos.

O processo de indicação dos candidatos pode variar de estado para estado para estado. Os tipos mais frequentes são as primárias fechadas – nas quais os eleitores só votam nos pré-candidatos do partido em que são registrados –, e as primárias abertas - em que os eleitores podem participar da escolha de qualquer partido. É possível ainda a realização de primárias em que os eleitores possam votar em candidatos dos dois partidos, mas essas são bastante raras.

As primárias são iniciadas pelos estados de Iowa e New Hampshire, que, apesar de pequenos, possuem leis para garantir primazia no processo. Mas o ponto alto costuma acontecer entre fevereiro e março. Neste período é realizada a "Super Terça-Feira", com primárias em diversos estados e que pode ser decisiva. Neste ano, foi no último dia 6.

Além dos delegados convencionais, escolhidos nas prévias e nas primárias, existem ainda os chamados superdelegados, que geralmente têm assento assegurado pela posição que ocupam no partido ou em função de cargo eletivo. Ou seja, o processo é complexo.

Em 2008, os republicanos definiram a candidatura de John McCain ainda em fevereiro, logo após a “Super Terça”. Já Obama e Hillary Clinton disputaram a preferência dos democratas voto a voto até o mês de junho.

Agora, ocorre o contrário. Com candidato democrata definido e republicano em aberto. Por isso, Obama segue líder nas pesquisas. Talvez, menos por mérito que pela ausência de adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário