Em Buenos Aires

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dica de mãe I

Algumas amigas já me disseram que vão recorrer a este blog quando tiveram filho, por isso decidi começar a deixar aqui algumas dicas.

Primeiro, gostaria de desfazer um mito. A gravidez não é a melhor fase da vida. Talvez seja praquelas pessoas que não trabalham, não estudam, não cuidam de casa, não andam de ônibus... Mas eu, pelo menos, não conheço ninguém assim.

Depois nasce e você se vê com aquela coisinha pequena que lhe entregam nos braços sem manual de instrução. E o pior, você corre o risco de estar operada e ficar recebendo um monte de visitas em casa.

Mas não é pior, é melhor. Porque não vem com manual de instrução, mas vem transbordando de amor. E o segredo é este: amor. Você vai errando, acertando e aprendendo.

Bom, a primeira dica que quero deixar aqui é sobre refluxo, porque este é um problema que me atormenta. Preciso registrar que é um pouco nojento e a gente fica fedida até conseguir tomar banho ou, pelo menos, trocar de blusa.

Todo mundo sabe que tem um monte de doença nova por aí – transtorno de déficit de atenção, síndrome do intestino irritado, intolerância à lactose, etc. Nossos antepassados viviam muito bem sem saber que existiam, mas nós temos que conviver com elas.

Pois é, antigamente criança golfava. Agora, tem refluxo. E o Tomás tem bastante, desde que só mamava no peito. Com a mamadeira piorou. O caso dele não chega a ser dos mais graves – algumas crianças não ganham peso e passam por uma série de complicações -, mas exige certos cuidados.

Um deles é deixar a criança em pé depois que mama. Antes deixava 15 minutos, diminuí pra dez e agora pra cinco, mas nunca menos que isso. Outro é levantar a cabeceira do berço com um travesseiro anti-refluxo ou colocando alguma coisa embaixo e dar sempre a mamadeira com a cabeça da criança um pouco mais alta.

A pediatra do Tomás achou melhor, e eu também, não dar medicação, esperar até os seis meses pra ver se melhora.

Resolvi testar o leite anti-refluxo e funcionou. O problema é que forma uma papinha e prende o intestino. Então agora, dou três mamadeiras com esse leite e três com o Nan confort. Vale dizer que cada criança se adapta melhor a um leite, fui testando até encontrar a melhor combinação.

Agora também comecei a dar fruta e colocar mucilon no leite, com orientação médica, um mês antes do previsto. É que nos últimos dias ele deu uma piorada e está cada diz mais difícil fazê-lo comer, tanto que ganhou bem menos peso no último mês do que vinha ganhando. Vamos esperar pra ver se dá resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário