Em Buenos Aires

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Nosso adeus ao metrô mais antigo do mundo


O metrô mais antigo do mundo ainda em circulação era o da linha A de Buenos Aires, que deixa de funcionar hoje (11/01). A gente foi lá se despedir. E o que mais tinha era gente com câmera na mão. Jornalistas, turistas, curiosos ou mesmo quem usava os vagões de madeira só como meio de transporte queriam um último registo. Também fiz os meus.

A semana por aqui foi marcada pela polêmica da retirada dos trens antigos. Para a substituição por outros mais modernos, a linha vai ficar quase dois meses sem operar, deixando muita gente sem transporte ou sem ganha pão, no caso dos comerciantes das estações da linha, que liga a praça de Maio a Carabobo. Fora, claro, a perda de um patrimônio histórico.

Os vagões ainda em funcionamento eram os mesmo fabricados pela empresa La Brugeoise e importados da Bélgica há quase um século. Em 1913, Buenos Aires foi a décima terceira cidade do mundo e a primeira da América Latina a ter serviço de metrô. No Brasil, o transporte subterrâneo só chegou nos anos 1970. 

Depois de um bombardeio de críticas, a prefeitura já prometeu ressarcir os comerciantes e preservar os vagões antigos, transformando-os em bibliotecas a serem instaladas em praças públicas. Tomara. Mas mesmo assim, Buenos Aires vai perder um pouco de charme.

2 comentários:

  1. quer dizer q criaram coragem e embarcaram na linha 1 do metrô? lembro do césar dizendo do risco q era esse passeio. bjs

    ResponderExcluir
  2. Passeio de despedida, Gi. Nosso espírito jornalístico não deixou perder. Aliás, a gente foi meio a passeio e meio a trabalho. rs Beijos

    ResponderExcluir